A calibração de transmissores de pressão é um processo fundamental em ambientes industriais que dependem de exatidão e rastreabilidade para garantir a eficiência e a segurança dos seus processos.
Entre os instrumentos mais completos para essa tarefa está o multicalibrador DPI620G, desenvolvido pela Druck e distribuído pela Sensycal no Brasil.
Neste artigo, vamos explorar de forma técnica e detalhada como o DPI620G pode ser utilizado para realizar a calibração de transmissores de pressão, destacando sua versatilidade, funções avançadas e como ele otimiza tempo e precisão nas atividades de manutenção e verificação metrológica.
O que é calibração de transmissores de pressão?
A calibração de transmissores de pressão consiste na comparação das leituras do transmissor com um padrão de referência calibrado.
O objetivo é verificar se o equipamento sob teste opera dentro dos limites de exatidão aceitáveis.
Esse processo é crítico em indústrias como óleo e gás, farmacêutica e química, onde falhas em sensores de pressão podem resultar em prejuízos operacionais ou até riscos à segurança.
O papel do DPI620G na calibração de transmissores de pressão
O DPI620G é um multicalibrador modular, projetado para realizar medições, geração e simulação de sinais elétricos, pressão e temperatura.
Com sua interface gráfica intuitiva, conectividade digital e alta exatidão, ele se torna uma ferramenta ideal para testes de loop, verificação e configuração de instrumentos HART, e para a calibração de transmissores de pressão.
Além disso, conta com a versão DPI620G-IS que é intrinsecamente segura, possibilitando o uso em atmosferas explosivas.
Módulos e acessórios para calibração de transmissores de pressão
O DPI620G pode ser utilizado com diferentes acessórios para execução de testes e calibrações de pressão:
Módulos de pressão PM620/PM620-IS

Os módulos de pressão intercambiáveis PM620 permitem flexibilidade nas faixas de pressão que o DPI620G pode operar e fornecem medições de alta exatidão. Podem ser conectados ao DPI620G através das estações de pressão PV621/PV622/PV623/PV624 descritas abaixo, ou do adaptador MC620G (para uso geral) ou MC620G-IS (para uso em atmosferas explosivas).

Os módulos PM620 possuem diversos modelos, com faixas de medição desde -2,5 mbar a +2,5 mbar (PM620LP), até 1000 bar (PM620), com exatidão padrão de 0,025% FE (fundo de escala) e com opções de módulos de altíssima exatidão (PM620T) de até 0,0125% FE (fundo de escala).
Estação de pressão automática/manual PV624

Compatível com módulos PM620, gera pressões pneumáticas desde baixíssimas pressões até 20 bar, com controle híbrido e estabilização automática. Ideal para testes automatizados. Saiba mais: Estação Controladora de Pressão Híbrida PV624.
Estações de pressão PV621/622/623

Estações de geração de pressão manual compatíveis com módulos PM620. Diferentes modelos permitem gerações de pressões pneumáticas e hidráulicas, com diferentes escalas de operação. Conta com versões para uso geral e para atmosferas explosivas (IS):
- PV621 e PV621-IS: Geração de pressão pneumática, de vácuo (95%) até 20 bar (300 psi).
- PV622 e PV622-IS: Geração de pressão pneumática, de vácuo (95%) até 100 bar (1500 psi).
- PV623 e PV622-IS: Geração de pressão hidráulica, de até 1000 bar (15000 psi).
Esses acessórios permitem ao usuário escolher a faixa e tipo de pressão medida e gerada conforme a necessidade, otimizando o custo-benefício da solução.
Etapas para calibração de transmissores de pressão com o DPI620G
1. Conexão física
- Conecte o DPI620G a uma estação de pressão PV62X, ou ao adaptador MC620G. Caso você utilize o adaptador MC620G, uma fonte de pressão externa (bomba manual ou controlador de pressão) será necessária.


- Conecte o módulo de pressão PM620 da faixa adequada à estação PV62X ou ao adaptador MC620G. O módulo de pressão PM620 deve ser rosqueado com a mão na conexão de pressão da estação ou do adaptador MC620G.

- Conecte a tomada de pressão do transmissor à conexão de pressão da estação de pressão PV62X. Caso esteja utilizando o adaptador MC620G com uma fonte de pressão externa, conecte a fonte de pressão ao transmissor e ao adaptador MC620G.
- É recomendado que se conecte um filtro de impurezas na tomada de pressão para impedir que sujeiras entrem na estação de pressão ou no módulo de pressão MC620G.

- Conecte os terminais elétricos do transmissor ao DPI620G. A conexão com transmissores 4 a 20 mA deve ser feita através do canal 2 (CH2) do multicalibrador, nos terminais denominados mA+ e mA-. Você pode utilizar o DPI620G para alimentar o transmissor, ou utilizar uma fonte externa.
Opção 1. Utilizando o DPI620G para alimentar o transmissor
O DPI620G é capaz de ler a corrente de saída do transmissor e ao mesmo tempo alimentar o equipamento. Para isso, conecte o DPI620G em paralelo ao transmissor, com o terminal negativo do instrumento no terminal mA- do calibrador, e o terminal positivo do transmissor no terminal mA+ do DPI620G, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Opção 2. Utilizando uma fonte externa para alimentar o transmissor
Caso você esteja utilizando uma fonte externa para alimentar o transmissor, conecte o DPI620G em série, com o terminal negativo da fonte no terminal mA- do calibrador, e o terminal negativo do transmissor no terminal mA+ do DPI620G, conforme ilustrado na imagem abaixo.

2. Configuração do DPI620G
- No menu do DPI620G, selecione a opção “Calibrador”.
- Na tela seguinte, selecione o símbolo “CH” no canto inferior da tela.
- O Menu de Tarefas será aberto. Selecione a opção “Tarefas de Pressão”.
- Caso você deseje utilizar o DPI620G para alimentar o transmissor de pressão, selecione a opção “P1 / CH2 mA (24V)”. Caso você esteja utilizando uma fonte externa, selecione a opção “P1 / CH2 mA”.
- Após selecionar a opção da tarefa, o DPI620G irá alterar suas configurações. Quando a alteração for finalizada, a tela do calibrador irá mostrar a medição da corrente de saída do transmissor, e a pressão medida pelo módulo PM620.
- É possível alterar as unidades de pressão indicadas pelo DPI620G clicando na indicação de pressão e selecionando o ícone de engrenagem. O menu de parâmetros será mostrado na tela. Nesse menu você poderá alterar a unidade de pressão, a resolução da medição, entre outros parâmetros.
3. Geração e medição de pressão:
- Após configurar o DPI620G para medir a corrente do transmissor e medir a pressão através do módulo PM620, podemos iniciar a calibração gerando as pressões correspondentes aos pontos de calibração.
- Utilize a estação PV62X para gerar a pressão desejada para cada ponto, ou utilize uma fonte de pressão externa caso esteja utilizando apenas o módulo MC620.
- Utilize a indicação de pressão do DPI620G para definir o ponto de pressão adequado. Compare a saída de corrente do transmissor medida pelo calibrador com o valor esperado para aquele ponto de pressão.
- Registre os desvios encontrados em cada ponto de calibração.
4. Ajuste via HART
- Se o transmissor possuir comunicação HART, é possível realizar o ajuste de medição do equipamento através do DPI620G.
- Para realizar a comunicação HART, primeiramente retorne a tela inicial do DPI620G.
- Na tela inicial, seleciona a opção “Comunicador”.
- Em seguida, escolha a opção “HART”.
- Na tela seguinte, pressione o botão com o símbolo do protocolo HART na parte inferior da tela.
- O DPI620G irá iniciar a comunicação com o transmissor. Se a comunicação for bem-sucedida, o calibrador irá abrir uma nova tela com a árvore de comandos do equipamento.
- OBSERVAÇÃO: O DPI620G utiliza arquivos DD para carregar a árvore de comandos. Caso o equipamento não possua uma DD oficial registrada no Fieldcomm Group (organização responsável pelo protocolo HART), é possível que não seja possível acessar todos os comandos do equipamento.
- Verifique o manual do transmissor para encontrar as funções de ajuste de medição do equipamento acessíveis através da árvore de comandos.
Comunicação digital com instrumentos HART
Conforme mencionado na seção anterior, o DPI620G também opera como um comunicador HART completo. Ao realizar a calibração de transmissores de pressão HART, o usuário pode:
- Ler e configurar variáveis primárias e secundárias.
- Verificar e ajustar a exatidão da saída.
- Realizar diagnóstico do sensor.
Isso elimina a necessidade de um segundo dispositivo para configuração e comissionamento de transmissores.
Benefícios da calibração de transmissores de pressão com o DPI620G
- Alta exatidão: até ±0,015% FE (fundo de escala) com os módulos PM620T.
- Interface gráfica intuitiva: tela touchscreen colorida de 3,5”.
- Registro automático de dados: memória interna para armazenamento e emissão de relatórios.
- Conectividade e automação: suporte a comandos digitais, incluindo HART, com possibilidade de atualização via software.
- Versatilidade modular: um único instrumento pode ser utilizado com módulos de pressão de diferentes faixas e diferentes estações geradoras de pressão.
Aplicações industriais típicas da calibração de transmissores de pressão
- Testes e calibração de transmissores em sistemas de controle de processo.
- Comissionamento de malhas de pressão em plantas químicas.
- Verificação periódica em laboratórios de metrologia e calibração.
- Serviços de campo para manutenção corretiva e preventiva.
Onde o DPI620G se destaca na calibração de transmissores de pressão
O DPI620G é ideal para:
Técnicos de manutenção e metrologia industrial que atuam em campo e precisam de mobilidade e precisão.
Instrumentistas responsáveis por processos críticos que não admitem falhas.
Prestadores de serviço em calibração e manutenção, que buscam padronização de procedimentos e rastreabilidade.
Saiba mais sobre todo potencial do DPI620G para calibração de transmissores de pressão
Com o DPI620G, a Sensycal entrega uma solução confiável e robusta para ambientes industriais exigentes.
Acesse a página do produto DPI620G para conhecer suas especificações técnicas e descobrir como nossa tecnologia pode transformar a forma como você executa calibrações de pressão com precisão e segurança.